Covid-19: Pernambuco inicia vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas

(Foto: Ascom PMJ)

Com nova remessa de vacinas que recebeu na manhã desta quinta-feira (29), Pernambuco inicia a imunização contra covid-19 do grupo de pessoas com comorbidades, além de grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Foram recebidas 212.450 doses, sendo 208.250 da Astrazeneca/Fiocruz e 4.200 da CoronaVac/Butantan.

A vacina da Astrazeneca também ajudará no avanço da primeira dose para idosos de 60 a 64 anos e trabalhadores de forças de segurança e salvamento. Já o quantitativo de CoronaVac será todo utilizado para aplicação da segunda dose em idosos que já tomaram a primeira injeção da mesma marca.

As vacinas começaram a ser distribuídas logo no início da tarde de ontem às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), para que os municípios possam retirar seus respectivos quantitativos. Na operação logística montada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), os envios ocorrem pelas vias terrestre e aérea.

Neste primeiro momento, serão priorizados dois grupos de pessoas com comorbidades. O primeiro é o de pessoas de 18 a 59 anos com as seguintes condições: doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); obesidade mórbida; síndrome de Down; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas vivendo com HIV e imunossuprimidos (indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeciências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e com neoplasias hematológicas).

Deixe um comentário