Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 100% em Juazeiro e comércio vai ficar fechado por dois dias

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante reunião por videoconferência com o governador Rui Costa, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas e prefeitos da região Norte da Bahia, neste domingo (7), a prefeita Suzana Ramos e o Secretário de Saúde, Fernando Costa, explicaram a gravidade da situação em relação a Covid-19 em Juazeiro e informou que o município já fez a busca de mais leitos hospitalares para a cidade.

Neste domingo a taxa de ocupação de leitos de UTI na região norte da Bahia chegou a 100% e o município de Juazeiro ofereceu a UPA e o Hospital de Campanha para que o Governo do Estado abrisse novos leitos para atender pacientes com Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Juazeiro e mais 19 municípios do norte baiano devem continuar com serviços não essenciais fechados até a manhã do dia 10

Diante do quadro, os municípios de Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes cederam cada um, 5 respiradores para Juazeiro, totalizando 10 equipamentos, que irão compor 10 novos leitos de UTI para o Hospital de Campanha.  O município de Senhor do Bonfim também receberá outros 10 leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro terá até a próxima quarta-feira (10) para montar e colocar em funcionamento os novos leitos aqui na cidade. “Agora a nossa urgência é reestruturar as unidades para implantação de outros dez leitos de UTI”, declarou o Secretário de Saúde do Município Fernando Costa.

Com a taxa de ocupação de UTI em 100%, Rui Costa resolveu decretar lockdown para vinte municípios da região Norte da Bahia, do dia 8 até às 5h do dia 10 de março. As medidas valem para os municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Cansanção, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.

“A situação exige medidas mais duras, fico muito preocupada com o comércio, porque sei que fechar traz prejuízos grandes para pais de família, gera desemprego. Porém, chegamos ao limite da ocupação de leitos de UTI. Precisamos diminuir esse quadro, estamos fazendo a nossa parte e precisamos da colaboração da população com as medidas preventivas obrigatórias,”  frisou Suzana Ramos.

Deixe um comentário