Crianças e adolescentes de Juazeiro estão sendo convocados para se vacinar contra a meningite

A Secretaria da Saúde de Juazeiro recebeu do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte as novas vacinas contra meningite. A vacina meningocócica ACWY (conjugada) terá como público alvo adolescentes de 11 e 12 anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, os adolescentes em situações de surto da doença são os mais afetados. As vacinas começaram a ser distribuídas nos postos de saúde na segunda-feira (18).

A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença. ­Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, o objetivo d introdução da vacina meningocócica ACWY (conjugada) para os adolescentes tem como intuito garantir a sustentabilidade da oferta da vacina contendo o sorotipo C para a população alvo da vacinação e suprir as necessidades de demanda, além de proteger contra o sorogrupo W, considerando a gravidade da doença.

Adolescentes que estejam com febre ou quadro gripal não podem tomar a vacina, bem como mulheres que estejam amamentando.  De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a vacinação no grupo descrito é para reforço. “A vacinação para proteção da meningite faz parte do calendário nacional de vacinação, a imunização acontece ainda nos primeiros meses de vida da criança. O reforço acontece a partir dos 11 anos de idade. Esta é uma vacina nova, incluindo outros componentes e abrangendo um número maior imunobiológico”, descreveu.

Tatiane ainda ressalta que “esta não é uma campanha de vacinação, é um imuno do calendário normal de vacinação. Solicitamos aos adolescentes de 11 e 12 anos para buscar a partir desta segunda-feira (18), as unidades básicas de saúde para reforço na imunização contra a meningite”, finalizou.

Deixe uma resposta