Crianças entre 11 e 12 anos publicam livro em Petrolina

(Foto: Internet)

E se você parasse a rotina por um momento e deixasse a sua imaginação criar asas? Foi isso que os alunos entre 11 e 12 anos do Colégio Ester Martins em Petrolina (PE), fizeram para produzir um livro de fábulas coordenado pelo professor João Trapiá.

‘O livro das fábulas’, publicado pela Editora Vecchio, foi um projeto do professor para incentivar a leitura e escrita dos estudantes. “A ideia de construir um livro surgiu a partir de um projeto de leitura que desenvolvemos neste semestre, no qual eles leem livros e, depois de darem nota para a leitura que fizeram, indicam-na a algum amigo de sala. Trabalhamos em cima do gênero fábula. Várias fábulas foram lidas, vimos as características do gênero e, então, partimos para a produção. Alguns ‘erros’ foram deixados, já que o intuito principal era a essência da criação, pois, parafraseando Manuel de Barros, quando uma criança erra na gramática, acerta na poesia.”, explica Joao Trapiá.

Ainda segundo o professor, o objetivo maior do livro era que eles tivessem um olhar a respeito da criação literária e pudessem sentir-se escritores, como, de fato, agora são. O rodízio de leitura já havia despertado em muitos deles o prazer pela leitura, pois eles leem e cogitam a quem indicarão a leitura que fizeram. Mas agora, como autores, eles têm um olhar diferenciado, pois passaram de leitores a escritores, ou seja, sabem a dificuldade de uma obra ser escrita, além de aprenderem o valor da literatura/leitura.

“O livro das fábulas” será lançado nesta terça feira (20), às 19h, no Colégio Ester Martins, que fica localizado no bairro Areia Branca. O evento é aberto ao público.

Deixe uma resposta