Datafolha: Corrupção é vista como o maior problema do País

CORRUPÇÃORealizada nos dias 25 e 26 em todo o país a Pesquisa Datafolha mostrou a corrupção como o principal problema do País, na opinião dos brasileiros. O assunto aparece com 34% das menções, mais do que o dobro do segundo item mais preocupante: saúde, com 16%. Esta é a primeira vez, desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1996, ainda na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a corrupção aparece como o principal problema na avaliação dos entrevistados.

Durante todo o período tucano (até 2002), o tema líder no ranking de principais problemas foi o desemprego, com o recorde de 53% no fim de 1999. Em algumas rodadas, fome/miséria apareceu em segundo lugar na lista de preocupações, assunto citado por apenas 1% atualmente.

O levantamento foi feito em meio aos mais recentes desdobramentos da Operação Lava Jato: logo após a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai – amigo do ex-presidente Lula – e simultaneamente às prisões do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual.

O Datafolha ouviu 3.541 pessoas em 185 municípios de todo o País. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Deixe uma resposta