Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência de 55 municípios pernambucanos

(Foto: Rafael Furtado)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em 55 municípios do agreste pernambucano afetados pela estiagem (Clique aqui para ver a lista completa). Grande parte deles já vem de outro período com baixa ou nenhuma pluviosidade no segundo semestre de 2020. A portaria de reconhecimento foi publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com as informações prestadas pela Coordenação estadual de Proteção e Defesa Civil, a escassez de recursos hídricos das áreas afetadas atinge mais de 20% da população, causando danos à agricultura e à pecuária.

Após a publicação do reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Deixe um comentário