Dia D de Combate a Aids será celebrado em Juazeiro

(Imagem ilustrativa)

Em Juazeiro, desde 2007 já foram confirmados pela Secretaria de Saúde cerca de 600 casos/Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) promove nesta quinta-feira (01º), no Calçadão próximo ao Paço Municipal, diversas atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Aids. Durante as atividades serão oferecidos materiais educativos e preservativos, orientação e medidas de prevenção da doença, além de teste rápido para HIV, sífilis, HTLV e hepatites virais.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da doença, e tem a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva.  

O teste do HIV é realizado na rede SUS do município e é um exame para se confirmar se o indivíduo é portador do vírus HIV, que é o causador da Aids. O exame é indicado para pessoas que tenham tido algum comportamento de risco, como ter relações sem preservativo ou que tenha utilizado drogas injetáveis. O teste é também realizado durante a gravidez para saber se a mãe é portadora do vírus e, assim, diminuir o risco de contaminação do bebê.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU.

Juazeiro dispõe do serviço em tratamento da IST/AIDS

Em Juazeiro, desde 2007 já foram confirmados pela Secretaria de Saúde cerca de 600 casos. O Centro de Informações de Infecção Sexualmente Transmissivel- IST, HIV e AIDS  presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Além disso, realiza consultas e atendimentos pela equipe multiprofissional do Núcleo, formada por médico, dentista, farmacêutico, psicóloga, enfermeira, assistente social e auxiliar de enfermagem.

O Núcleo funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas para o público atende até a quinta com serviços como distribuição gratuita de medicamentos, preservativos, além da realização de exames de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatite. Na Sexta, tem expediente interno. O CIDHA fica localizado na Rua 07, nº 279, bairro Maringá, onde funcionava o antigo posto de saúde.

Deixe uma resposta