Dicas para solteiros gerenciarem seus gastos

O dinheiro é o que move a sociedade moderna e isso é indiscutível, então por que não aprender como administrar melhor os seus gastos fazendo render ainda mais o dinheiro no final do mês e poder fazer as coisas que você mais gosta?

Com um bom gerenciamento é possível fazer viagens, comprar um imóvel melhor, escolher um automóvel que você sempre quis. Ou seja, com um pouco de esforço você poderá realizar os seus projetos pessoais.

Hoje em dia há tantas coisas interessantes e muitas vezes você acaba não sabendo onde gastar ou investir o seu dinheiro. E no final das contas acaba gastando em supérfluos ou criando dividas maiores do que você pode arcar.

A importância do gerenciamento de gastos

Há algumas dicas bem básicas a serem seguidas para que você consiga gerenciar melhor seus ganhos e gastos, podendo ajudar bastante na economia e até mesmo ter aquela renda extra no fim do mês. Veja a lista abaixo e confira.

Metas e objetivos

A visualização de metas e objetivos tem como função segurar sua impulsividade, ou seja, fazendo com que você gaste menos e se concentre em algum investimento ou projeto de médio ou longo prazo.

A pessoa com metas e objetivos se torna muito mais focada e dá mais valor ao dinheiro que ganha. Um exemplo seria você querer comprar aquele computador dos seus sonhos, mas, é muito caro e você sabendo que terá que guardar algum dinheiro para isso, começa a pensar duas vezes em gastar em algo inútil.

Uma boa forma de atingir objetivos é criar pequenas metas até chegar à principal. Essas pequenas metas causam a sensação de pequenas vitórias e com isso nos sentimos cada vez mais estimulados a prosseguir até atingir o objetivo principal.

Limites de gastos desnecessários

Definir limites é uma boa estratégia, além de te ajudar financeiramente, faz com que você fique menos acomodado e comece a pensar melhor sobre seu dinheiro e sua vida.

Hoje em dia há vários aplicativos que te ajudam a gerenciar suas finanças e neles você poderá ver seus gastos com coisas desnecessárias que poderiam muito bem ser contornadas.

Uma forma muito boa de ter limites nos gastos, é comprando à vista, ou seja, você terá um controle maior, pois saberá exatamente quanto você ainda tem para gastar e não vai comprar aquilo que você não pode.

Investimento

Depois de conseguir reduzir os gastos, comece a investir, pois é uma boa forma de ganhar dinheiro como fonte de renda extra. Você pode optar por baixo rendimento, mas, se mantendo seguro ou apostar alto e talvez obter altas recompensas.

Um exemplo é investir em um site ou blog para gerar renda extra. Para isso basta contratar uma hospedagem de site e investir em bons conteúdos.

Entretanto, se quiser deixar o projeto ainda mais profissional vale a pena também investir em um domínio personalizado e assim transmitir mais profissionalismo aos usuários.

Reserve cerca de 10% do seu rendimento mensal e tente investir. Você vai ver que realmente é algo muito bom para seus rendimentos mensais. Não se confunda, guardar dinheiro também é uma boa opção, mas, investir gera possibilidades financeiras para você.

Vai chegar uma hora que os seus investimentos vão ter rendimentos e eventualmente vão se tornar autossustentáveis, ou seja, além de te devolver o dinheiro que você investiu, ainda te darão lucro em cima disso. Mas e depois o que fazer quando isso acontecer? Reinvista tudo e veja a magia do investimento acontecer.

Inteligência financeira para os solteiros

A inteligência financeira consiste em saber usar o seu dinheiro de forma responsável e com coerência. Isso é importante devido à muitas pessoas não saberem usar seu dinheiro. Um exemplo claro da falta de inteligência financeira é aquele amigo que ganha muito bem, mas, vive endividado.  Ele tem inteligência financeira?

Há várias formas de desenvolver a inteligência financeira e uma delas é por meio da disciplina. Não fuja dos seus planos de forma alguma, foque naquilo que você quer e não deixe que as distrações te afastem dos seus objetivos, pois isso fará você se tornar uma pessoa melhor e muito mais centrada.

Aprenda a dizer não quando seus amigos te chamam pra uma cervejada ou churrasco todo fim de semana, pois se você não consegue bancar esse estilo de vida não tem motivo para você fingir que sim.

Conclusão

Saber gerenciar sua vida financeira gera impacto nas outras áreas da sua vida, como por exemplo na sua saúde mental, pois você passará a ter menos estresse e preocupações por contas das dívidas.

Sua saúde física também irá melhorar com regulação nos seus gastos, pois algumas das primeiras coisas que você irá cortar são os supérfluos como fast foods, idas aos restaurantes e outros passeios que consomem suas finanças.

Por fim, um bom gerenciamento gera bons retornos em várias situações e poupar um dinheiro para que em uma crise você não sofra é uma delas. Da mesma forma, investir em renda extra para que você não dependa apenas de uma forma de ganhar dinheiro, além de trazer segurança é uma boa estratégia para quando as coisas apertarem.

Deixe um comentário