Diminuição dos casos de covid leva Estado e município a desmobilizarem leitos em Petrolina

Os leitores mais atentos já perceberam que o número de leitos disponíveis na UTI, para pacientes com covid-19 em Petrolina, sofreu redução. Antes eram 82, agora são 60. De acordo com os governos estadual e municipal, a diminuição de oferta é reflexo da queda dos casos positivos.

No dia 26 de agosto a cidade somava 82 leitos de UTI. Este número caiu no dia 1º de setembro, atingindo a marca de 72 vagas. E no dia 02/09, somavam-se 62 leitos. A desmobilização partiu do Governo do Estado, que justifica a decisão diante dos baixos índices da covid-19.

“A SES ratifica que tem acompanhado o cenário epidemiológico para tomar as medidas cabíveis de acordo com as necessidades da população”, afirma em nota enviada ao Blog. As vagas pertenciam ao Governo do Estado, na UPAE/UPA.

Baixos índices

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se baseia na taxa de ocupação de leitos na Rede PEBA, que estava em 28% no dia 04/09 (data da solicitação de informações feita pelo Blog). Nossa produção também questionou se a diminuição de leitos indica que a retomada dos atendimentos aos pacientes na UPAE ocorrerá em breve, mas o Estado não respondeu.

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça que, devido a queda no número de casos e diminuição nas solicitações de leito, vem desmobilizando, em todo o Estado, algumas vagas, inclusive com a qualificação para atender outras patologias e demandas da população“, diz a nota.

Além dos leitos desmobilizados na rede estadual, duas vagas na rede municipal também foram fechadas. O argumento foi o mesmo: as taxas da covid-19 estão estáveis e a ocupação de leitos em Petrolina está abaixo de 10%.

Deixe um comentário