DINC afirma que responsabilidade sobre reparo na estrada do N8 é do Governo Estadual

Estrada está completamente esburacada (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Mais cedo o Blog Waldiney Passos mostrou a demanda de uma leitora, sobre os buracos na estrada de acesso a Vila do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 08 (N8). Nossa Produção havia sido informada que a competência do reparo caberia ao Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), contudo o órgão emitiu uma nota esclarecendo alguns pontos.

LEIA TAMBÉM

Leitora cobra recuperação em estrada de acesso ao N-8, em Petrolina

Segundo o Dinc, o problema da recuperação asfáltica no interior de Petrolina é dura anos e ocorre “por falta de assunção de compromisso de forma efetiva e sistemática do poder público”. No trecho mostrado na matéria, a competência recai no Governo de Pernambuco, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Mapa citado pelo DINC

A manutenção e recuperação de trechos asfaltados dentro do Perímetro Irrigado (PPI) tem sido um problema irresoluto há anos, isso, no entendimento deste Distrito de Irrigação, vem ocorrendo por falta de assunção de compromisso de forma efetiva e sistemática do poder público.

Observe que no mapa do DER, abaixo, o trecho em questão, PE 638, consta da malha viária do governo estadual, portanto não cabe ao DINC sua manutenção e recuperação. No momento há intervenções em andamento sendo feitas pelo estado de PE em algumas áreas do Perímetro. Recomendamos consultar o órgão responsável para que esse forneça os detalhes sobre o caso em tela.

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para informar que a manutenção da infraestrutura de irrigação do PPI Nilo Coelho é custeada pelos seus 2.330 usuários e no rol de componentes dessa infraestrutura, além de canais, reservatórios, adutoras, drenos e estações de bombeamento, estão as estradas numa extensão de cerca de 700km, excetuando-se as vias asfaltadas.

Em todo caso, em função das condições precaríssimas de trafegabilidade nessa área, estarem prejudicando os usuários do PPI que dela se utilizam, o assunto está sendo avaliado pelo Conselho de Administração do DINC que deliberará sobre as medidas a serem tomadas.

Deixe um comentário