Em Pernambuco pesquisa registra queda de mais de 40% nas compras de natal

(Foto: Ilustração)

O Fercomércio-PE divulgou uma pesquisa pouco animadora para os comerciantes, segundo os dados coletados, no estado de Pernambuco quase metade dos consumidores decidiu reconsiderar as compras de dezembro. Nos cenários mais otimistas da economia a média de aquisições, em 2016, deve se assemelhar ao desempenho de 2015.

A pesquisa feita com 1.400 consumidores, em todo o estado concluiu que a intenção de consumo das famílias para o fim do ano diminuiu de 62,4% para 57,9%.

Esse período de festas de fim de ano são o momento de maior intensidade no comércio e 2016 já é o segundo ano consecutivo de recessão na economia brasileira. Para o economista Rafael Ramos, do Instituto Fecomércio, os lojistas não fizeram investimentos otimistas neste ano. Isso significa que, além da baixa oferta de produtos, os preços não tendem a baixar, exceto em janeiro.

“As lojas já acumulavam a baixa nas vendas durante o ano inteiro e, por isso, não deve haver muitas promoções neste período. A única perspectiva de baixa é em janeiro, como tradicional”, disse Rafael.

Ele afirma que a expectativa de demanda era baixa e, por isso, o investimento foi bastante retraído. Ainda de acordo com a Fecomércio, uma pesquisa mostra que ao menos 46% dos empresários esperam vender menos em dezembro.

Com informações G1 Pernambuco

Deixe uma resposta