Em reunião com a Rede PEBA, secretário de Saúde de Juazeiro defende financiamento do Estado na Maternidade Municipal

O secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Fernando Costa reforçou o pedido para que a Maternidade local seja transferida aos cuidados da rede PEBA, já que atende mais de 52 municípios, além da demanda municipal. A reivindicação aconteceu durante uma reunião que discutiu o financiamento da assistência materno-infantil na Bahia e Pernambuco, nesta quarta-feira (8).

Costa informou que apenas 51% dos atendimentos realizados em 2021 foram de pacientes de Juazeiro. “O déficit da Maternidade de Juazeiro é muito grande. O risco, de fato, é de algum momento colapsar. Por isso, insistimos que a Maternidade de Juazeiro esteja sob a gestão do estado, visto que atende vários municípios, portanto deveria ser financiado pelo estado e não por Juazeiro. Sugerimos que, em vez do Governo da Bahia instalar leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional, que faça isso na Maternidade de Juazeiro”, disse.

Além do repasse da gestão da Maternidade de Juazeiro para o Governo do Estado da Bahia, o secretário Fernando Costa ainda apresentou a proposta de fortalecimento do Hospital Regional como hospital geral.

A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, a diretora geral do Dom Malan, Ana Carolina Lemos; a gestora da Organização Social Medianeiras da Paz, Fátima Alencar; o secretário de Saúde de Petrolina, João Luiz Nogueira Barreto, entre outros representantes de instituições de saúde que integram a Rede PEBA marcaram presença no encontro. A titular da SESAB esteve presente por videoconferência.

Deixe um comentário