Encontro em Ouricuri reúne profissionais de educação física do sertão do Araripe

O encontro realizado nesta terça-feira (27) no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS) de Ouricuri (PE), contou com a participação de estudantes, profissionais de educação física, empresários, gestores, responsáveis técnicos das academias de todas as cidades do sertão do Araripe pernambucano.

Organizado pelo Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), o evento teve a presença do presidente da entidade, prof. Lúcio Beltrão, que esclareceu sobre as principais infrações cometidas pelas pessoas físicas e jurídicas registradas na autarquia.

“Os estabelecimentos precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e colocado em local bem visível para que todos possam olhar e conferir. É obrigatório ainda a presença do Profissional de Educação Física regular junto ao CREF em qualquer horário que a academia ou similar esteja aberta. Sem isso a academia será interditada, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade e por isso estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e até mesmo a morte”, alertou Lúcio Beltrão.

O presidente chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas não formadas em Educação Física estão exercendo ilegalmente a profissão. “Profissional que não tem formação em Educação Física não pode orientar, dar dicas ou prescrever exercício físico. Apenas o Profissional de Educação Física tem essa prerrogativa. Qualquer outro que faça algo dessa natureza responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão. A sociedade precisa denunciar quem comete tais ilegalidades,” afirmou o presidente do CREF de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão, que também é advogado.

Para trabalhar com Educação Física em academia, escola (pública ou privada), hospital, parque, praia, condomínio ou qualquer outro local é obrigatório estar registrado e regular junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). No site do CREF12/PE é possível fazer denúncias e também verificar (consulta pública) a regularidade das pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta