Encontro Estadual dos Conselhos de Educação acontece em Petrolina

Após o primeiro momento, os encontristas vão participar de oficinas. (Foto: ASCOM)

Mais de 200 conselheiros municipais de Educação de todo o Estado de Pernambuco são esperados na próxima semana em Petrolina. A reunião dos agentes será no Encontro Estadual dos Conselhos de Educação, coordenado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

Nos dias 04 e 05 de setembro no Petrolina Palace Hotel, serão debatidos  o Monitoramento dos Planos de Educação, o Plano Municipal da Primeira Infância e o Papel dos Conselheiros na  Normatização do Sistema Municipal de Ensino.

De acordo com Maéve Melo, secretária de Educação de Petrolina, o evento é uma grande oportunidade para reunir Conselhos de diferentes regiões do Estado para debater, planejar e trocar experiências frente os problemas enfrentados na implementação de Políticas Educacionais.

O encontro começará às 18h, da segunda-feira (04), com a palestra de abertura: “A importância de todos (família, educadores, gestores) trabalhando por uma educação de qualidade social”, ministrada pelo professor da UFPE e ex-deputado, Paulo Rubem.

Na terça-feira (05), o dia de atividades será aberto pela doutora em Educação e analista da Fundação Joaquim Nabuco, Ana de Fátima Abranches, com a palestra “O plano municipal de educação como instrumento de planejamento e organização da política educacional”. Após o primeiro momento, os encontristas vão participar de oficinas. Na parte da tarde, a UNCME vai conduzir sua plenária e o encerramento.

Programação

  • DIA 04.09.2017

Das 10h às 17h – Credenciamento (no local do evento)

16h – Apresentação Cultural

17h – Cerimônia de abertura

18h – Palestra de abertura: “A importância de todos (família, educadores, gestores) trabalhando por uma educação de qualidade social”. Por Paulo Rubem

20h – Coffee break

20h30 – Encerramento das atividades

  • DIA 05.09.2017

08h – Palestra 2: “O plano municipal de educação como instrumento de planejamento e organização da política educacional”. Por Ana de Fátima P. de Sousa Abranches

09h50 – Coffee break

10h – Oficinas: “Monitoramento dos planos municipais de educação”, “Plano municipal primeira infância/PMPI”, “Papel do conselheiro: normatização do Sistema municipal de Ensino”.

12h – Plenária Momento UNCME/PE

14h – Encerramento Oficial

Deixe uma resposta