Escola Mãe Vitória desenvolve projeto inovador na área de robótica em Petrolina

Incentivar uma educação multidisciplinar e oferecer na Rede Municipal de Ensino, um conteúdo que vai além do tradicional, é um passo muito importante na construção de uma cidade criativa e inteligente, pois desperta o interesse dos alunos pelo estudo, além de fomentar novos talentos. Dessa forma, a Escola Municipal Mãe Vitória, localizada no bairro Jatobá, implementou este ano, na unidade educacional, o Clube de Robótica. O projeto contempla alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e envolve a construção de modelos mecânicos e eletrônicos, a exemplo de alicate de ferreiro, guincho com trinco de bloqueio, ponte giratória, asa mecânica, entre outros.

Todos os protótipos desenvolvidos pelos alunos são inspirados nas obras de Leonardo da Vinci, o que reforça a interdisciplinaridade do clube de robótica. O projeto acontece na Escola Mãe Vitória, no contra turno escolar, durante as terças e sextas-feiras e permite que os estudantes interajam e criem outros vínculos com a escola, fortalecendo o senso de pertencimento. De acordo com o professor de ciências, que está à frente do projeto, Vítor Marques, os resultados já são perceptíveis, pois os estudantes têm apresentado grande melhora no comportamento em sala de aula, além de conseguir ter mais atenção e foco nas atividades, responsabilidade com o trabalho coletivo e a socialização dos diferentes conhecimentos.

“Através do Clube de Robótica, queremos estimular a cultura maker na escola, uma vez que os estudantes aprendem diferentes conceitos sobre ciência, matemática, física, além de contribuir para a aprendizagem das diversas disciplinas. Tem sido muito gratificante ver os alunos com os olhos brilhando, após conseguirem montar os modelos, sentirem que são capazes e vê como a iniciação à robótica garante a possibilidade de sonhar em diferentes áreas de atuação profissional. Tudo isso desperta a curiosidade, sendo, muitas vezes, o start para a criança estar mais ligada a essa área no seu futuro”, disse Vítor.

O aluno do 7° ano, Marcos Martins, considera o clube uma excelente oportunidade de aprender ainda mais. “Me motiva bastante o fato de poder trabalhar em equipe e de poder me preparar para o futuro”, ressalta o adolescente. A robótica está presente, atualmente, em 11 escolas da rede municipal, que são equipadas com todo o material necessário para realização das atividades na área. Até agora, a atual gestão já investiu mais de R$ 2 milhões nos laboratórios.

Deixe um comentário