Estação de trem de Rajada será transformada em Biblioteca Memorial em maio, diz prefeitura

Estação de Trem Rajada

Pensando em contar através de documentos históricos a origem da comunidade de Rajada, na zona rural de Petrolina (PE), a Secretaria de Cidadania, diz que pretende revitalizar o antigo prédio da estação de trem e transformá-lo em um espaço para preservar a história da comunidade.

De acordo com o executivo municipal, no espaço serão construídos uma Biblioteca, um Telecentro e um Memorial que contará a história da cultural local.

Segundo a prefeitura a obra está orçada em R$ 90 mil e a verba será construída com recursos municipais. A previsão para entrega do prédio reformado está prevista para o mês de maio.

Breve histórico da Linha:

 A linha da estação ferroviária Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí.

A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.

Deixe uma resposta