“Estamos com números que remontam ao início da pandemia”, afirma secretário de Saúde da Bahia

Vilas-Boas voltou a destacar que casos de covid estão crescendo na Bahia (Foto: Reprodução)

Os números da covid-19 não param de crescer na Bahia. No boletim de domingo (29) foram confirmados 2.915 novos pacientes, o que representa uma alta de 0,7%. Depois da atualização de ontem, o estado soma 401.419 registros positivos da doença.

LEIA TAMBÉM

Bahia registra 20 mortes por Covid-19 e mais 2.915 casos da doença nas últimas 24 horas

Diante desse cenário preocupante, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas fez um novo alerta sobre a pressão no sistema público. “Estamos com números que remontam ao início da pandemia. Essa elevação era previsível, estávamos enxergando diariamente uma flexibilização fora de controle em todo o país, com festas, carreatas. A população não se mobilizou”, disse em entrevista à TV Bahia.

Para o secretário, além da covid, os leitos de UTI estão ocupados porque, com a volta à vida normal as pessoas voltaram a vivenciar também acidentes de trânsito. “O sistema de saúde está duplamente pressionado pela volta da quase normalidade que as pessoas estão encarando. Estamos mais pressionados do que no começo do ano. Estamos em plena pandemia, a coisa não acabou, de forma alguma. Estamos vivendo uma retomada clara de tudo e temos uma elevação do número de casos, de pessoas internadas em todas as regiões do estado, e de forma mais grave do que ocorreu no começo”, destacou.

Vilas-Boas também criticou a atitude dos políticos durante o período eleitoral. “Esses fenômenos pré-eleitorais foram responsáveis por alavancar esse aumento de casos em todo o país, como no Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro. Aqui na Bahia, tem duas semanas que estamos enfrentando aumentos sucessivos no número de casos ativos, de notificação e de testagens pelo Lacen”, pontuou.

Deixe um comentário