Estudantes da Facape recebem menção honrosa por projeto para ajudar pequenos agricultores

Estudantes do Colegiado de Ciência da Computação da Faculdade de Petrolina – Facape, receberam ‘Menção Honrosa’ no Ideathon Campus Party, por participar com projeto de negócios.
João Vitor Freire, Ricardo Porfírio Vieira e Vitória Fernanda Fonseca, criaram o projeto de um modelo de negócio baseado em feiras itinerantes que aconteceriam em condomínios, onde os parceiros cedem um espaço para o evento acontecer. O objetivo é aumentar a demanda dos produtos dos pequenos agricultores e fornecer para eles uma opção a mais para escoar suas mercadorias.
“Durante a elaboração do nosso modelo de negócio seguimos os critérios de avaliação,  pensando em ajudar o nosso público principal, que são os pequenos agricultores. Empenhados com essa ideia, elaboramos até uma forma para tornar o projeto financeiramente sustentável. Acredito que esse evento me agregou muitas experiências e espero participar novamente no ano que vem”, comentou o aluno, Ricardo Porfírio.
O Ideathon
O Ideathon é um evento dentro da Campus Party, que se constitui em uma maratona de ideias, com o objetivo de idealizar, propor e construir soluções para desafios reais. Com a temática do Agrotech. O desafio visa encontrar formas de monitorar o controle de pragas e doenças em cultivos de frutíferas, bem como melhorar a logística de comercialização na agricultura familiar.

Os projetos foram avaliados de acordo com a criatividade, originalidade, potencial de solução, eficiência e inovação, problemas na aplicação da solução e tendências futuristas. O Campus Party Weekend aconteceu do dia 28 ao dia 30 de outubro no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.
Participação da Facape
Os professores da Facape também participaram do Ideathon e atuaram como mentores do Ideathon da Campus Party em Petrolina. Do Colegiado de Ciência da Computação, participaram Cynara Carvalho (mestre em computação), Dinani Amorim (doutora em computação na área de Inteligência Artificial) e Ricardo Amorim (doutor em computação na área de Inteligência Artificial).

Deixe um comentário