Falta de educação: moradores depositam lixo em terreno baldio e Prefeitura afirma que vai notificar proprietário

O cotidiano dos moradores do bairro Palhinhas, em Petrolina é de muita dor de cabeça ocasionada pela falta de educação de algumas pessoas. Em relato enviado a nossa equipe através do WhatsApp, Valdeci Eulália relata que nesse ano a Prefeitura de Petrolina ainda não realizou a limpeza da Rua Progresso e o lixo está acumulado num terreno baldio desde 2017.

Segundo Valdeci, desde outubro passado moradores tem se deslocado do final do bairro até a Rua Progresso para depositar entulhos e os mais variados tipos de lixo. “O terreno esse ano a Prefeitura não limpou uma vez, mas quando limpa não dá tempo da equipe sair e eles [moradores] vêm jogar o lixo“, conta a moradora.

A Rua Progresso é uma das primeiras vias do bairro, localizada por trás da empresa Panevale, na Avenida Honorato Viana. Segundo ela, os próprios vizinhos levam restos de materiais de construções e também queimam o lixo. “Eles se acham no direito de trazer o seu lixo e jogar no terreno”, desabafa a moradora.

Prefeitura afirma que tomará providências

Nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrolina a fim de um posicionamento em relação ao problema relatado na matéria. Através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), a Prefeitura afirmou que enviará uma equipe de fiscalização até a Rua Progresso, para identificar o terreno baldio e notificar o proprietário.

A SEDURBS também pediu mais consciência aos moradores do bairro sobre o descarte de lixo em local inadequado, o que ocasiona mais despesas aos cofres públicos, segundo a pasta. Confira a seguir a íntegra da nota emitida pela secretaria:

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) informa que enviará a equipe de fiscalização até a rua apontada pela moradora do bairro Palhinhas, a fim de identificar o terreno baldio, e notificar o proprietário, com prazo de 15 dias para a limpeza do imóvel, e de 60 dias para a construção de muro nos limites deste. Caso não o faça no prazo estabelecido, será multado em valores que variam de R$ 500 a R$ 1300. A SEDURBS reforça o pedido de conscientização da população sobre o descarte de lixo em local inadequado, uma vez que gera maiores despesas aos cofres públicos, e lembra que a orientação para a população é formalizar esse tipo de denúncia junto à Ouvidoria Municipal através do 156 ou presencialmente na sede da prefeitura de segunda à sexta-feira, sempre pela manhã. Também estão disponíveis os meios digitais, como o site www.petrolina.pe.gov.br e o WhatsApp (87) 99985-0081, que permitem o envio de fotos e vídeos dos problemas relacionados.

Deixe um comentário