FBC quer que União fiscalize jogos de azar

Na avaliação de Fernando Bezerra Coelho, a confirmação de Ilan Goldfajn à presidência do Banco Central “cria uma expectativa muito positiva de que o Brasil vai se reencontrar com a trajetória de crescimento”/Foto:Assessoria

O governo tem se mostrado a favor da legalização dos jogos. (Foto: Assessoria)

O relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) será apresentado na próxima quinta-feira (4). A proposta orbita a transferência da responsabilidade da fiscalização dos jogos de azar passar para o governo federal.

“As mudanças serão na direção de apertar a fiscalização para coibir que os jogos possam ser instrumentos de lavagem [de dinheiro] ou de práticas criminosas”, afirmou o senador.

Outra mudança apontada por FBC é a disponibilização de parte dos recursos oriundos da tributação dos jogos possa ser usada para um fundo para modernizar a Polícia Federal. A questão é polêmica porque outros setores pleiteiam receber recursos, como as centrais sindicais, que defendem que uma parte vá para o caixa da Previdência.

O governo tem se mostrado a favor da legalização dos jogos, pois a liberação estimularia o turismo e ajudaria na retomada da economia. Aqueles que são contrários à medida temem o aumento e a facilitação de lavagem de dinheiro e comércio de drogas.

O projeto legaliza o funcionamento de cassinos, bingos, jogo do bicho e outros tipos de “jogos de azar”. A proposta chegou a entrar na pauta do Senado, mas o relator pediu adiamento porque ainda iria conversar com órgãos como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério do Planejamento e a Caixa.

Com informações da Folha de São Paulo

Deixe um comentário