Fortalecendo o Semiárido: moradores do distrito do Salitre participam de capacitação gastronômica

(Foto: Ascom)

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizou na sede do distrito do Junco, região do Salitre, zona rural de Juazeiro (BA), mais uma capacitação gastronômica do projeto “Fortalecendo o Semiárido”. O projeto consiste na capacitação de empreendedores rurais do município, e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva.

“Hoje tivemos a oportunidade de orientar sobre comidas feitas por Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) à base da palma aos empreendedores da comunidade. Sempre é uma satisfação proporcionar conhecimentos da culinária, empreendedorismo e boas práticas, despertando as inúmeras possibilidades com os recursos disponíveis na sua propriedade”, afirmou Ataildes Pinheiro, tecnóloga em alimentos da ADEAP, destacando que o curso contou com a presença de empreendedores de 18 a 50 anos.

Durante a capacitação, os 16 empreendedores presentes aprenderam a elaborar produtos a base da palma, banana e bode, como panqueca, beijinho, suco, mousse, bolo, almôndegas, lasanha, kafta, rocambole e diversos tipos de saladas. “Uma grande satisfação participar desse importante curso, fico grata por ter a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre a culinária em geral. Preparar pratos saborosos e únicos é muito importante”, frisou a dona de casa Maria Aparecida de Jesus.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, o ‘Fortalecendo o Semiárido’ tem possibilitado um grande avanço para o empreendedorismo da zona rural de Juazeiro. “Um dos objetivos da Prefeitura, através da ADEAP, é fomentar e fortalecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da sede e do interior do município. O projeto tem buscado para essas pessoas oportunidades de crescimento, aprendizado e incentivo. Estamos satisfeitos com os resultados”, declarou.

Deixe uma resposta