Frente fria provoca rajadas de vento em Petrolina e Juazeiro; confira a previsão do tempo para esta sexta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No fim da manhã desta quinta-feira (6), a população de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) foi surpreendida com ventos fortes e formação de nuvens. A mudança no clima, que geralmente é de altas temperaturas e muito calor, chamou atenção.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com o Laboratório de Meteorologia da Univasf (LabMet), para explicar o fato climático. De acordo com Emerson Damasceno de Oliveira, Doutor em Climatologia e responsável pelos dados e previsões do LabMet, a mudança  está relacionada a uma frente fria. “A mudança no tempo ocorrida hoje [6] já era apontada desde segunda-feira [3], a explicação está relacionada a uma frente fria que se encontra no oceano Atlântico sul”, disse.

Para explicar o fenômeno climático, o especialista apresenta imagens que ilustram a atuação da frente fria. “A região ilustrada em cor amarela, representa os resquícios da frente fria ilustrada em cor branca. A alta velocidade do vento está ocorrendo devido a confluência dos ventos das massa de ar quente e frio, resultando na canalização destes em direção ao continente”, explica

Ainda de acordo com informações do labMet,  as previsões apontam que hoje (6) e amanhã (7) as rajadas de vento podem atingir entre 50 e 60 km/h. A sexta-feira (7) deve ser de céu nublado, mas com baixa possibilidade  de ocorrência de chuvas. Temperaturas máxima em torno de 28 °C.

Deixe uma resposta