Hospital Dom Malan/IMIP comemora Dia Nacional de Doação de Leite Humano em Petrolina

(Foto: Ascom)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, através do seu Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), deu início na segunda-feira (20) às comemorações do Dia Nacional de Doação de Leite Humano. As ações fazem parte da Campanha de Doação de Leite Materno do Ministério da Saúde e tem como objetivo sensibilizar as mães que estão amamentando, os profissionais de saúde e a sociedade em geral da importância dessa doação para as crianças prematuras e de baixo peso, que estão internadas em unidades neonatais e não podem ser amamentadas diretamente no seio das suas mães.

No Dom Malan, as ações acontecerão durante toda a semana (de 20 a 27) e estão sendo voltadas para os profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas). “No treinamento nós explicamos os benefícios do leite materno, perfil e critérios para ser uma doadora, como acontece a captação de doações, cadastro e seleção, distribuição e funcionamento do Biama”, explica a enfermeira gerente do Banco, Kaliane Medeiros.

Esse ano a campanha vem com o slogan: “Doe leite materno, alimente a vida: Qualquer quantidade pode fazer toda a diferença”. “E essa é a grande verdade. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia”, argumenta a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.

O Biama funciona internamente 24h por dia, já o funcionamento externo é das 7 às 18h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. As coletas externas acontecem nas terças e sextas-feiras. Mais informações, através do telefone (87) 32027002.

Deixe uma resposta