Idosos relatam transtornos na vacinação em Petrolina; Prefeitura afirma que é necessário cadastro no site para receber as doses

(Foto: Ascom PMJ)

O Blog Waldiney Passos foi procurado por alguns idosos e familiares que desde ontem (19) tentam tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Petrolina. Eles relatam uma confusão formada no ponto de vacinação do bairro José e Maria.

Uma idosa que conversou com a nossa equipe contou que hoje (20) foi ao local para receber a 2ª dose, mas obteve resposta negativa. Segundo ela, o problema foi gerado pelo não cadastro no site da vacinação. Ontem ela já havia tentado se vacinar, porém foi informada que não haveria vacinação dessa dose no local. Mas a acompanhante dela contou que essa situação foi provocada pelos próprios agentes de saúde do bairro.

Aglomeração

Ainda no começo da campanha os agentes fizeram um cadastro dos pacientes com mais de 60 anos e teriam dito ao público-alvo que não era necessário usar o site. Resultado: os idosos tiveram que se aglomerar em uma lan house para tentar agendar a vacinação ainda nesta terça-feira.

O que diz a Prefeitura

Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina emitiu uma nota. A Secretaria de Saúde relatou que, mesmo com o levantamento realizado pelos agentes de saúde, é necessário sim agendar a vacinação pela internet. Confira a resposta:

“A Secretaria de Saúde informa que o levantamento de dados realizado pelos Agentes Comunitárias de Saúde ajuda no planejamento e fluxo de trabalho desenvolvido pelo município, no entanto, com relação à vacinação contra a COVID 19, o morador precisa estar cadastrado na plataforma para imunização em Petrolina Para ser vacinado, é necessário que o idoso, obrigatoriamente, tenha feito o cadastro no site vacinacaopetrolina.tisaude.com e esteja portando um documento oficial com foto e o cartão de vacina.

Este cadastro se faz necessário para o correto registro da aplicação da vacina. Dessa forma, a secretaria de Saúde solicita que os idosos sejam cadastrados no site para que o agendamento da imunização seja programada”.

Deixe um comentário