Areia da Ilha do Fogo submerge nas águas do Rio São Francisco

Ilha do Fogo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A areia de um dos pontos turísticos mais frequentados de Juazeiro e Petrolina desapareceu sob as águas do Rio São Francisco. Desde a madrugada da última quarta-feira (8) quando a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão defluente da barragem de Sobradinho, que o nível de água do Velho Chico vem aumentando.

Inicialmente, a Companhia começou liberando 200 m³/s elevando o patamar da defluência média diária da Usina Hidro Elétrica de Sobradinho para 1.000 m³/s. Na madrugada desta sexta-feira (10), a Chesf passou a liberar mais 400 m³/s, elevando a vazão para 1.400 m³/s. Esse patamar de vazão deverá permanecer, a depender das condições de armazenamento na Usina Hidro Elétrica de Itaparica, qual seja, o patamar mínimo de 30% do volume útil.

(Foto: Waldiney Passos)

A medida adotada pela Chesf foi decida na última terça-feira (7) durante a reunião de avaliação das condições da Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na qual apresentou-se a necessidade de permanência da defluência de Xingó no patamar de 1.300 m³/s.

O aumento na vazão defluente da Barragem de Sobradinho atende a solicitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe, em virtude do elevado teor de turbidez nas águas do Baixo São Francisco, devido às fortes chuvas ocorridas nos estados de Alagoas e Sergipe, ocasionando o desabastecimento de água para consumo humano em várias cidades, inclusive parte de Aracaju.

Durante todo o fim de semana, moradores do bairro Angari, em Juazeiro(BA) e outros ribeirinhos que moram as margens do Rio São Francisco entre Sobradinho e a Barragem de Itaparica devem ficar atentos ao nível do rio.

Deixe uma resposta