Juazeiro depende dos governos federal e estadual para começar vacinação contra Covid-19

Em reunião por vídeo conferência nesta quinta-feira (14), com 120 prefeitos do Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a vacinação contra a Covid-19 iniciaria em todo o país, ao mesmo tempo, no dia 20 de janeiro, próxima quarta-feira.

Mas os municípios, a exemplo de Juazeiro (BA), dependem da logística dos governos federal e estadual para que as doses da vacina e as seringas cheguem até a cidade. Apesar do ministro garantir que não vai faltar seringas, o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa. reconhece que as seringas não serão suficientes e tem uma estratégia para Juazeiro.

“Pretendemos comprar seringas para atender nossa população. Isso é parte da preparação da nossa rede de frios. Já estamos licitando freezers para que tudo esteja pronto quando a vacina chegar, incluindo a logística de distribuição, principalmente para o grupo de risco”, declarou.

Nesta sexta-feira (20), o governo federal manifestou uma preocupação em relação a vinda das vacinas da Índia para o Brasil, conforme noticiamos mais cedo. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, divulgou que telefonou para o chanceler indiano Subrahmanyam Jaishankar na quinta-feira (14), dia em que o site Hindustan Times publicou uma notícia informando que, segundo fontes do governo indiano não identificadas na matéria, ainda não há previsão de quando a Índia autorizará o fornecimento dos imunizantes a outros países, incluindo o Brasil.

Atenta a isso, a prefeita Suzana Ramos, avaliou a necessidade de Juazeiro adquirir vacinas através do município. “Estamos nos preparando para receber essas primeiras doses, mas estamos buscando caminhos e recursos para comprar vacina para Juazeiro, principalmente para atender o mais rápido possível o grupo de risco”, ressaltou a gestora.

Deixe um comentário