Juazeiro encerra campanha de vacinação antirrábica sem atingir meta

Em nota, a Vigilância em Saúde de Juazeiro informou que a Campanha de Vacinação Antirrábica para gatos e cachorros foi encerrada no município. Apenas 36% da meta de vacinação foi atingida.

Desde setembro, os agentes de endemias realizam visitas domiciliares na sede e interior, além de pontos fixos que foram distribuídos nos locais de maior população desses animais.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, a meta não foi alcançada porque a adesão da população à campanha foi pequena. “As pessoas muitas vezes não se encontram em casa na hora da visita do agente. Chegamos apenas ao número total de 14.512 animais vacinados, entre cães (11.070) e gatos (3.442), o que corresponde a apenas 36% desse total e o número nos preocupa porque é muito baixo. Solicitamos a quem não vacinou seu animal que procure a sede do Núcleo de Endemias para realizar a dosagem, pois o reforço da vacina antirrábica deve ser feito todos os anos, até o último ano de vida do animal. É importante lembrar que a raiva é transmitida através da mordida do animal e que a mesma pode levar a morte da pessoa”, alerta Klynger Farias.

Quem ainda não vacinou o seu animal de estimação pode se dirigir a sede do Núcleo de Combate às Endemias, posto fixo de vacinação, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, nº 06, no Centro de Juazeiro. O local funciona de segunda à sexta das 08h às 12h.

Deixe uma resposta