Juazeiro: paciente com Covid-19 entra em desespero e polícia é chamada

(Foto: ASCOM)

Funcionários do Hospital Regional de Juazeiro (BA) e Policiais Militares de 73ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), passaram por um momento extremamente complicado na manhã deste domingo (12).

O fato aconteceu por volta das 10h40, quando os policiais foram informados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) que, um homem que se encontrava internado no Hospital Regional, com caso confirmado de Covid-19, estaria se opondo à ordem médica de permanecer em seu leito hospitalar.

Ao chegar no hospital a guarnição encontrou o paciente sentado ao solo, em frente à porta do elevador, no primeiro andar, e dizendo que iria para casa. Em um primeiro contato, o Oficial de plantão chegou próximo e o alertou que sua atitude o enquadra no Art. 268 do Código Penal, e que ele estria sujeito à prisão em flagrante, momento em que o enfermo disse “então me prenda”.

Depois de conversa com seus superiores, com o médico e tentativa de contato com as autoridades de saúde da cidade, os policiais foram até o endereço do paciente e fizeram contato com sua esposa, para que a mesma fosse ao hospital o amparar. Somente depois de várias tentativas, o paciente decidiu colaborar e voltar para seu leito.

De acordo com relatos da ocorrência policial, foi uma ocorrência extremamente complexa, em que até os profissionais de saúde não queriam se aproximar do enfermo, mesmo com o uso de EPIs específicos para a manipulação de pacientes dessa natureza, como luvas, máscaras, proteção acrílica transparente que protege os olhos e ainda uma roupa descartável de proteção, o que favoreceu que aumentasse ainda mais o receio dos policiais, que utilizavam apenas luvas e máscaras.

Deixe um comentário