Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Juazeiro tem gestão positiva no Programa Nacional de Alimentação Escolar

(Foto: ASCOM)

Agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFRB), se reuniram nesta quinta-feira (27), com integrantes da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro e municípios vizinhos para a ‘Formação dos atores sociais envolvidos no PNAE’, no auditório da SEDUC.

Durante a semana as agentes visitaram algumas escolas e unidades de Educação Infantil da cidade para verificar o cumprimento da execução do Projeto. Critérios como a estrutura física dos depósitos alimentares, condições higiênico-sanitárias das cozinhas, aspectos de móveis e utensílios, toda a parte nutricional oferecida aos alunos, a prestação de contas e outros pontos foram acompanhados pelos técnicos do PNAE.

“O FNDE possui alguns métodos para visitar os municípios, e Juazeiro entrou no critério de gestão positiva em relação à documentação, prestação de contas, estrutura física, condições higiênico-sanitárias, a parte nutricional oferecida aos alunos, entre outros aspectos. A Secretaria de Educação de Juazeiro demonstrou que tem seriedade e comprometimento com o trabalho que envolve a alimentação escolar, por isso parabenizamos Juazeiro pelo cuidado com a alimentação das crianças”, ressaltou a agente do PNAE, Daniela Lessa.

O trabalho de monitoramento foi realizado apenas em Juazeiro. Representantes dos municípios de Campo Formoso, Antônio Gonçalves, Jaguarari, Curaçá e Filadélfia participaram do evento de formação como convidados para uma troca de experiências, além de tirar dúvidas pertinentes a este trabalho.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves ressaltou a importância dessa troca de experiência com os municípios da região e agradeceu as técnicas do PNAE pelas orientações. “A visita do FNDE em nossa cidade, como gestão positiva, nos orgulha muito por mostrar que os recursos estão sendo bem aplicados e que a nossa merenda é de qualidade. Além de monitorar esse trabalho abre espaço para o esclarecimento e orientações entre os órgãos. É muito importante ver como está fluindo a nossa rede e, mesmo sendo positiva sempre temos o que melhorar. Este é um momento em que os municípios passam por dificuldades e nós temos que priorizar as nossas crianças”, declarou a secretária.

Também esteve presente na formação a nutricionista e palestrante Ângela Donato, agente do PNAE no CECANE/UFRB.

Deixe uma resposta