Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Juros do cheque especial chega a 324,7%

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A taxa de juros do cheque especial apresentou alta de 1,7 ponto percentual em janeiro, subindo para 324,7% ao ano, somente no primeiro mês de 2018. O rotativo do cartão de crédito também teve elevação e atingiu 241% no mês passado.

Para os consumidores que pagaram faturas em atraso ou não quitaram seu débito do cartão, a taxa do pagamento mínimo apresentou redução, caindo para 14,6 pontos. Ao ano, o índice chega a 387,1%

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando se opta por pagar menos que o valor integral da fatura do cartão. O crédito rotativo dura 30 dias e após esse prazo, as instituições financeiras transferem a dívida para o crédito parcelado, seguindo regra estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no ano passado.

A taxa do crédito parcelado aumentou 3 pontos percentuais para 171,5% ao ano, em janeiro de 2018. A taxa média de juros para as famílias subiu 0,7 ponto percentual para 55,8% ao ano, no mês passado. A taxa média das empresas também cresceu 0,7 ponto percentual: agora é de 22,3 % ao ano.

Deixe uma resposta