Justiça Eleitoral volta a suspender pesquisa em Juazeiro

A Justiça Eleitoral mais uma vez suspendeu uma pesquisa eleitoral em Juazeiro (BA). Realizada pela Séculos Análise e Pesquisa e registrada sob o número BA-00595/2020, o levantamento foi considerado “tendencioso” e induzia os entrevistados a escolherem o nome de Suzana Ramos (PSDB).

“Neste particular, o pedido de registro 02 pesquisas, em um intervalo de 24 horas, bem como a utilização de questionário diferentes (a despeito das mesmas estimativas, bem como notas fiscais revelando os mesmos contratantes), sugerem, em cognição empírica, prefacial, conduta potencialmente tendente a infligir vergaste aos princípios da normalidade e legitimidade do pleito“, destaca o relator Henrique Gonçalves Trindade.

Ele deferiu um pedido apresentado pela coligação de Paulo Bomfim (PT), que solicitava suspensão da divulgação dessa pesquisa. No entendimento do relator, houve uma ação dolosa da Séculus porque “nos trechos em que são declinados os nomes dos postulantes), utilizou “SUZANA APOIADA POR JOSEPH” (como consignado na pesquisa BA-09730/2020) e, depois, alterou para usar apenas “SUZANA” na pesquisa BA-00595/2020 – enquanto conduta que revelaria uma pesquisa com alteração dolosa de resultados”.

Veja a seguir a íntegra da decisão:

Decisão MS 0600939 83.2020.6.05.0000

Deixe um comentário