Liminar concedida pela Justiça Federal obriga HU a contratar médicos aprovados em concurso público

hu hospital de traumas

De acordo com o processo, O HU estava prestes a paralisar suas atividades. (Foto: Arquivo)

A Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina, concedeu uma liminar que determina a contratação de 64 médicos selecionados para atuar no Hospital Universitário (HU), em Petrolina (PE).

Em maio deste ano os profissionais foram aprovados em concurso público federal. As procuradoras da República Ticiana Nogueira, Mara Elisa de Oliveira e Polireda de Medeiros foram as responsáveis pelo pedido.

Segundo a decisão, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que é responsável pela administração do hospital, tem, a contar da notificação da decisão, o prazo de 20 dias, para realizar a convocação dos 30 profissionais aprovados no último concurso, de acordo com a ordem de classificação.

Ficou determinado, ainda, a contratação dos outros 34 profissionais restantes em até 90 dias. Os recursos financeiros necessários para as referidas contratações deverão ser destinados pela União.

A ação civil pública ajuizada pelo MPF, a qual deu início à decisão, busca suprir a carência de profissionais de saúde no hospital, principalmente aqueles especializados em ortopedia e anestesiologia.

De acordo com o processo, O HU estava prestes a paralisar suas atividades, que atende uma população de aproximadamente 53 municípios de Pernambuco e Bahia, devido ao fim dos contratos temporários de servidores da unidade hospitalar.

Deixe uma resposta