Major Enfermeiro engrossa críticas à Rede PEBA: “É peba mesmo”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos vereadores inscritos para utilizar a Tribuna Livre na sessão de ontem (22) na Casa Plínio Amorim, Major Enfermeiro (MDB) tocou no assunto saúde e teceu duras críticas à Rede PEBA, firmada entre Pernambuco e Bahia. Na visão do edil, os serviços prestados na rede são ruins.

“É uma rede que vem trazendo tragédias aos pacientes, é peba mesmo. Temos a UPA que recebe pacientes com problemas cardio e não resolve. O paciente fica aguardando uma regulação, demora 30 dias e muitos pacientes vão à óbito. Essa Rede PEBA ela tem que mudar muita coisa”, afirmou.

De acordo com o edil, também cabe aos pacientes exigirem seus direitos: se o hospital não resolve a situação da regulação, a unidade deve tratá-lo. Ou no caso de não ter a especialidade, encaminhá-lo a quem possa prestar um serviço de qualidade.

“A UPA tem atendimento de qualidade, mas eu acho que não deveria segurar paciente que não resolve os casos lá. Não tem porquê aguardar a regulação, essa Rede PEBA vem trazendo várias tragédias não só aqui em Petrolina, mas nas cidades vizinhas”, continuou.

A fala de Major teve intervenções de Ronaldo Silva (PSDB). O edil lembrou o convênio da Prefeitura de Petrolina com as clínicas particulares no intuito de melhor atender a comunidade e citou o “calote” dos proprietários, os quais devem pagar seu débito com serviço. “Não é justo que isso aconteça, enricando cada vez mais as clínicas”, afirmou.

Deixe uma resposta