Melhor equipe do Norte-Nordeste, F-Carranca celebra pódio em competição de Aero Design

Thaílo é um dos membros da equipe que logrou êxito em 2018 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Melhor equipe do Norte-Nordeste. Esse é o título recebido pela equipe F-Carranca, formada por estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na Competição SAE Brasil Aero Design 2018, realizada entre 31 de outubro e 4 de novembro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São Paulo. O grupo subiu ao pódio pela primeira vez, terminando o desafio na 4ª colocação.

Estudante do 10º período de Engenharia Mecânica da Univasf, Thaílo Macêdo conversou com nossa equipe em nome do F-Carranca e celebrou a conquista do time na 20ª edição do evento. “Nossa equipe é formada por estudantes de engenharia mecânica, produção, civil e elétrica. A nossa competição é voltada para o desenvolvimento da aeronáutica, nosso objetivo é ser um avião cargueiro”, explica.

A competição

Na categoria regular o time do F-Carranca precisa elaborar um avião leve, mas capaz de cumprir com seu objetivo. A equipe começou a participar da competição em 2012, com o intuito de explorar o potencial da tecnologia produzida dentro da academia na agricultura e também, servir como preparação aos discentes.

Equipe F-Carranca 2018 (Foto: Ascom Univasf)

“É um curso muito teórico e dessa oportunidade de desenvolver a engenharia na prática surgiu esse projeto. Somos uma equipe relativamente jovem, as outras equipes estão três passos a frente da gente, mas com muita dedicação estamos chegando lá. Esse é a segunda vez que uma equipe do Nordeste sobe ao pódio, ano passado foi a federal da Bahia”, destaca o estudante.

Na SAE o F-Carranca competiu com aviões elaborados por outras 65 instituições de ensino, ficando atrás apenas de universidades de São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG). A avaliação é feita por engenheiros da Embraer e do próprio ITA, dividida em duas etapas: relatório e competição de voo.

Aprendizados

“É uma experiência que vou levar para minha vida profissional. No ponto de vista de relação interpessoal é uma experiência fantástica porque a gente fica muito tempo na sala de aula e sai para a parte prática. E também aprendemos a correr atrás do que queremos”, destaca Thaílo.

Para custear o trabalho o F-Carranca conta com alguns patrocínios, como a Revalle/Beira Rio, Ikicai Academy, GoldFruit, D Victor, Alltec, altair, Tenege, Siemens, Starrett e TekBond, além da própria Univasf para custear as viagens e aparato para o estudo dos 30 alunos da equipe.

Deixe uma resposta