Mostra Municipal de Educação Inclusiva será realizada em Petrolina

(Foto: Divulgação)

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência, diretoria ligada a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, está organizando a Mostra Municipal de Educação Inclusiva. O encontro será realizado na próxima terça-feira (22), na Praça do Bambuzinho das 8h às 12h, dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência.

Na oportunidade, o núcleo vai apresentar em stands os materiais pedagógicos que são utilizados nas salas de recursos multifuncionais no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiência visual, intelectual, física e auditiva. Além das amostras, os professores do NAPPE vão ministrar oficinas pedagógicas, a exemplo da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Segundo a diretora do Núcleo, Emiliana Freire, a Mostra tem como principais objetivos incluir as famílias, a escola e a sociedade para o respeito às diferenças, além de valorizar potencialidades dos alunos com deficiência e dos professores que trabalham nessa área.

A participação da Secretaria de Educação na Semana acontecerá, ainda, nas atividades do Parque Municipal Josepha Coelho, no dia 25, e na Mesa redonda sobre o tema: ‘Empoderamento, liberdade e cidadania, dia 28, na Gerência Regional de Educação’ (GRE).

Núcleo

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência, criado em 1997, setor da Secretaria Municipal de Educação de Petrolina no qual funciona a Diretoria de Educação Inclusiva, conta com uma equipe multidisciplinar com psicopedagogas e psicóloga que avalia os alunos matriculados na Rede Municipal verificando a necessidade de atendimento suplementar ou complementar; acompanha os professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE que atuam nas salas de recursos multifuncionais das escolas dando suporte pedagógico aos alunos com deficiência, orientando as famílias e professores das salas comuns.

O atendimento oferecido aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, envolve cerca de setecentos estudantes e aproximadamente trezentos profissionais entre diretora, psicóloga, pedagogas, psicopedagogas, instrutores, intérpretes, professores especialistas e auxiliares de aluno.

Deixe uma resposta