MPPE promove em Salgueiro encontro regional sobre saúde mental de crianças e adolescentes

MPPE

Com o objetivo de trocar informações quanto às ações de prevenção do consumo de drogas e atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes nos municípios de Araripina, Bodocó, Granito, Exu, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Cedro, Terra Nova, Trindade e Verdejante, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove, no dia 10 de agosto pela manhã, o 4º Encontro Criando espaços na rede de atenção: Um Caps para crianças e adolescentes. O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salgueiro.

O evento é organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (Caop Infância e Juventude), e dispõe de 80 vagas voltadas para promotores de Justiça, conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros de Políticas sobre Drogas e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Lazer dos municípios participantes.

De acordo com o Caop Infância e Juventude, o encontro regional tem por objetivo auxiliar membros do MPPE, gestores públicos e conselheiros de direitos no enfrentamento ao uso e dependência de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes. Para atingir esse objetivo, os órgãos vão articular iniciativas de prevenção ao uso de drogas, restrição da venda dessas substâncias e garantia do serviço de atendimento especializado aos dependentes e usuários de drogas.

O encontro também busca contribuir para a adequação da rede de atenção em saúde mental dos municípios aos princípios e normativas preconizados para crianças e adolescentes, assim como para a articulação dos atores envolvidos e para o controle social da implementação das políticas públicas em saúde mental.

A programação, que vai das 7h30 às 12h, inclui a abertura, com o promotor de Justiça Érico de Oliveira Santos, as apresentações do coordenador do Caop Infância e Juventude, promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, e das Normativas para a estruturação da rede de atenção em saúde mental, pelo servidor Gilberto Lúcio da Silva, e a palestra Ativando a rede: a experiência de Arcoverde/Ibimirim, com a promotora de Justiça Aline Daniela Florência Laranjeira.

O encontro regional também contará com a exibição de vídeos, uma plenária para debate e a realização de uma oficina de mapeamento da rede municipal (equipamentos, programas, ações), seguida da apresentação dos relatórios pelas equipes de cada comarca.

Os interessados em participar do encontro devem entrar em contato com o Caop Infância e Juventude pelo telefone (81) 3182.7419 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário