Não há casos suspeitos de febre amarela em Petrolina, garante Secretaria de Saúde

Em entrevista ao Programa Super manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina (PE), nesta quinta-feira (18) a coordenadora do Programa Imunização do Município, Alessandra Santos, garantiu que Petrolina é área livre da febre amarela.

Com a suspeita de dois casos da doença em turistas que vieram ao estado de Pernambuco, houve uma corrida aos postos de saúde de Petrolina e a vacina que protege contra a febre amarela esgotou esta semana. Já foi feito o pedido de um novo lote.

Mas segundo Alessandra, não há necessidade das pessoas se deslocarem até os postos de saúde para tomar a vacina. A vacinação está sendo feita pela Secretaria de Saúde de Petrolina, apenas para pessoas que irão viajar para áreas ou cidades onde existe recomendação de vacinação contra a doença. Mesmo assim é preciso comprovar a viagem com 10 dias de antecedência.

Alessandra frisou também que a cidade de Juazeiro (BA), vizinha a Petrolina, também é área livre da doença. Para saber quais são as cidades onde existe a recomendação para que as pessoas sejam vacinadas, deve-se procurar um posto de saúde ou acessar o site do Ministério da Saúde. Clique aqui para acessar.

Quem já tomou a vacina e pode comprovar, não precisa tomar uma dose reforço. A vacina é disponibilizada para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos de idade, que irão viajar. A vacina tem contraindicações. É preciso se informar antes de receber a dose.

A coordenadora explicou também que a febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa. Somente o mosquito pode transmitir a doença.

Sintomas

Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrio, náuseas, vômito, dor no corpo, em alguns casos, sangramentos.

Quem tiver dúvidas pode ligar para a ouvidoria da Secretaria de Saúde de Pernambuco através do número 162 ou através do 136 do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário