No Dezembro Vermelho, secretaria leva testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV ao público nesta sexta em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Quem for ao Juá Garden nesta sexta-feira (15) vai encontrar à disposição profissionais da saúde que estarão orientando e realizando testes rápidos gratuitos para toda a comunidade, a fim de detectar a presença ou não de doenças como as Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o apoio do Rotary Clube São Francisco e do Shopping, a ação integra a programação do Dezembro Vermelho no município – mês marcado pela mobilização nacional para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e Aids e tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV.

“Durante todo esse mês nosso trabalho é de fortalecimento e de convencimento da nossa população sobre a importância do uso do preservativo. A Aids tem tratamento, mas não tem cura e isso precisa ser muito bem explicado para a sociedade. O teste é rápido, não dói, então não devemos ter vergonha ou medo. O importante é prevenir”, observou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde este ano foram notificados 77 novos casos de HIV no município. Já os casos de sífilis chegam a 62. “No caso da sífilis o número de casos vem crescendo em todo o país, e no nosso município não é diferente. Temos intensificado a realização de testes rápidos em todas as nossas unidades de saúde para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de imediato e não tragam mais riscos à saúde das pessoas”, explica Tatiane Malta.

Deixe uma resposta