Operação resgata mais de 50 animais silvestres em Petrolândia

Maior parte dos animais era de aves (Foto: Divulgação)

Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) terminou com o resgate de vários animais silvestres. 56 pássaros, nove jabutis e um macaco sagui foram encontrados pelas equipes em Petrolândia, Sertão de Pernambuco na segunda-feira (15).

A ação recebeu o nome de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Os animais foram encontrados em uma residência do município e o proprietário foi autuado por mantê-los confinados, sem a devida autorização do órgão ambiental.

Eles foram recolhidos e receberão os cuidados necessários, para posteriormente serem reintegrados à natureza. Mais de 20 órgãos públicos e entidades não-governamentais ajudaram na operação, são eles: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Entidades como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente – Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES) também integram a rede.

Deixe uma resposta