Oposição critica, mas Moção de Aplauso sobre Carnaval de Petrolina é aprovada em votação apertada

Bancadas se dividiram sobre tema (Foto: Blog Waldiney Passos)

Líder do governo na Câmara de Vereadores, Aero Cruz (PSB) apresentou na sessão dessa sexta-feira (8) uma Moção de Aplauso através do Requerimento nº 049/2019, para homenagear o prefeito Miguel Coelho e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emício Júnior pela organização do Carnaval 2019.

Contudo, o pedido não caiu bem para a oposição que criticou a Moção, citando a homenagem como “bajulação”. “Nós não precisamos fazer ‘puxasaquismo’ pra aprovar Moção de Aplauso pro carnaval. A gente vê a cidade cheira de buracos por causa das chuvas, os hospitais lotados, o pessoal da periferia esperar diariamente pela drenagem de uma rua e eu não entendo porquê aprovar Moção de Aplauso“, destacou Valgueiro.

Gabriel Menezes (PSL) foi mais um a criticar a Moção. “Eu acho que o líder deveria apresentar um projeto para mudar o Regimento para Moção de Bajulação. Estão trabalhando os eventos da Prefeitura, sobretudo o carnaval, com amadores. A vereadora Cristina Costa esteve lá, viu o risco à integridade das pessoas”, pontuou.

Desorganização

Em seguida, Cristina Costa (PT) disse respeitar o fato de a bancada de situação colocar a Moção, mas não concordava, porque a organização da festa pecou em vários pontos de organização. “Nesse momento não vou me colocar como oposição, vou colocar como legisladora, porque nós somos fiscalizadores da lei. Gosto do carnaval, vou pra junto da população. O Polo 21 de Setembro foi lindo, perfeito, é lindo a gente ver os familiares carregando seus filhos. O [Polo] Matingueiros também foi muito bem organizado. Carnaval é uma festa popular, é uma festa liberal, a gente não pode selecionar quem vai assistir banda e quem vai ficar de fora [se referindo ao Polo Orla]”, disse.

Situação rebate críticas

Tentando defender a Moção, a bancada governista tratou de desqualificar os argumentos da oposição. “Carnaval não tem nada a ver com saúde. É importante as pessoas não distorcerem as coisas, recurso de carnaval e São João é diferente. O carnaval foi um grande carnaval”, disse Zenildo Nunes (PSB).

Autor do requerimento, Aero Cruz defendeu sua Moção, porque segundo ele os opositores tratam de fazer política sobre os eventos do atual governo e chegou a citar o nome do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio. “Eu coloquei esse requerimento aqui porque Petrolina nunca teve um carnaval como esse, com participação de 75 mil pessoas nos quatro dias, dos turistas que aqui estavam, dos hotéis que aqui estavam lotados. O mesmo que tava com microfone, no São João de Julio Lóssio não estava bajulando. Era o mesmo vereador que hoje abandonou Julio Lóssio e não fala mais nele”, colocou o vereador.

“Aquela questão que foi fechada os portões foi por segurança a pedido da Polícia Militar que já tinha muita gente. As pessoas vão falar mais desse carnaval. Só tem quatro de Julio Lóssio falando mal”, finalizou o líder do governo. A Moção de Aplauso foi aprovada por 7 votos a favor e 5 contra.

Deixe uma resposta