Ouricuri reúne agricultores na caravana agroecológica no Sertão do Araripe

Agroecologia 1

Com o objetivo de compartilhar algumas experiências de famílias agricultoras da região que retratem as diferentes formas de produção dos sistemas agroecológicos, irrigação, bovinocultura e alternativas para a convivência com o Semiárido. A cidade de Ouricuri (PE) sedia a Caravana Agroecológica e Cultural do Araripe.

De acordo com os organizadores, na Caravana que acontece de 25 a 27 de fevereiro, são esperados 120 agricultores dos estados que integram o semiárido brasileiro. Os conflitos por terra e os impactos da transnordestina e do polo gesseiro também serão conhecidos e debatidos pelos participantes da Caravana.

A iniciativa é da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a ONG Caatinga, Rede Ater Nordeste, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa). A programação inclui também a apresentação dos resultados do “Estudo de Viabilidade Econômica e Ecológica dos Agroecossistemas do Semiárido” realizado no território do Araripe.

Segundo Flávia Londres, secretária executiva da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), os estudos são mais uma iniciativa no sentido de responder à pergunta norteadora do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado em Juazeiro (BA), em 2014: Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?

Deixe uma resposta