Pandemia: Governo de Pernambuco cobra mais fiscalização dos municípios em relação a locais públicos

(Foto: Douglas Fagner/SEI)

Na semana do Natal, o Governo de Pernambuco cobrou dos prefeitos mais rigidez no cumprimento dos protocolos sanitários. Durante coletiva online, realizada na tarde de terça-feira (22), o secretário de Saúde, André Longo mais uma lembrou que a pandemia não acabou.

Diante do cenário de crescimento de casos confirmados, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Estado aprovou recomendação para que os municípios pernambucanos intensifiquem a fiscalização, focando locais públicos como parques, praças e praias.

“É certo que muitos estabelecimentos cumprem os protocolos, mas é necessário que haja consciência”, disse Longo. “Nosso Gabinete de Enfrentamento aprovou a recomendação, o foco são locais públicos que vêm registrando de forma recorrente aglomerações, sem a observação do uso de máscaras e distanciamento. É preciso cuidar desses locais”, enfatizou o secretário.

Fiscalização

Na capital Recife e Região Metropolitana, apenas nas três últimas semanas o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) interditou 11 estabelecimentos por estarem desrespeitando os protocolos de combate à Covid-19.

“Somente neste mês de dezembro, realizamos 485 fiscalizações em estabelecimentos, além de 451 abordagens policiais. O Corpo de Bombeiros ainda notificou 117 estabelecimentos, e outros 45 foram interditados. Além do mais, 18 pessoas tiveram que ser conduzidas a delegacias de Polícia Civil por se recusarem a cumprir as determinações sanitárias”, avaliou o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua.

Deixe um comentário