Para evitar filas e aglomerações, população de Petrolina com sintoma gripal deve procurar o serviço de Teleorientação

(Foto: Jonas Santos/PMP)

No momento em que o município de Petrolina cumpre decreto de distanciamento social para evitar a multiplicação do novo coronavírus, procurar um posto de saúde ou hospital quando sentir algum sintoma de gripe, no primeiro instante, não é a opção recomendada pelos profissionais da Secretaria de Saúde.

Ao sentir algum sintoma gripal como febre, tosse e coriza a primeira atitude a ser feita pelo o cidadão ou cidadã, é entrar em contato com a Sala de Teleorientação da Prefeitura de Petrolina.

O serviço, pioneiro no estado de Pernambuco, acontece por meio de agendamento no site petrolina.tisaude.com. O petrolinense entra na página e realiza um cadastro simples com os dados pessoais e agenda o atendimento com uma das profissionais que aparecerá na tela do celular ou computador.

Após a marcação da data e horário, serão enviadas mensagens de SMS e no WhatsApp do usuário cadastrado para lembrar sobre a teleorientação. Médicas e enfermeiras realizam o atendimento, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A plataforma tem recebido cerca de 30 interações diárias de pessoas com sintomas ou buscando orientações sobre qual serviço de saúde devem procurar.

Ao receber as dúvidas e queixas de uma pessoa, o profissional de saúde da teleorientação tem a chance de fazer uma orientação prévia e, na maioria das vezes, solucionar casos que possivelmente iriam para a triagem presencial sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

Se, após a avaliação virtual, o profissional constatar a necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, será acionado o corpo médico da gestão municipal para acompanhar o paciente de perto. A prefeitura reforça que esse serviço tem evitado que pessoas busquem informação presencialmente, evitando aglomeração nos postos de saúde e risco de disseminação de doenças respiratórias.

Deixe um comentário