“Pedimos calma à população”, diz secretária de saúde, após notificação do primeiro caso suspeito de coronavírus em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

No último sábado (14), a prefeitura de Petrolina notificou o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. Um mulher de 40 anos, que chegou de Brasília (DF) na última sexta-feira (13) sentiu sintomas compatíveis com a doença, procurou a Secretaria Municipal de Saúde e relatou ter tido contato com caso confirmado da doença. Segundo a mulher, os sintomas iniciaram ainda durante o voo para Petrolina – tosse e coriza. Como ela teve contato com um caso confirmado do Covid-19 na capital federal.

De acordo com a prefeitura, foi feita a coleta de material da mulher, que será encaminhada neste domingo (15) para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. O resultado deve sair em até 72 horas.

Diante do fato, a Secretaria de Saúde de Petrolina reforçou à população que mantenha a calma, e  que as medidas de higiene e prevenção continuam sendo as principais orientações para reduzir o risco geral de infecções respiratórias.

“Pedimos calma à população e aos profissionais de saúde e orientamos que pessoas que retornaram nos últimos dias de localidades com grande número de casos, ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados, e que apresentem febre com ao menos um sintoma respiratório (tosse, coriza, falta de ar, etc) que procurem um dos serviços de saúde do município”, orienta a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

O contato com a Vigilância em Saúde do município pode ser feito de segunda a sexta-feira, através do (87) 3866-8567 ou do WhatsApp do Informa Petrolina (87) 98100-1883. Nos finais de semana, feriados e durante a semana após as 17h as pessoas devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Durante a semana procurar uma Unidade Básica de Saúde. Quem tiver plano de saúde deve buscar o atendimento no hospital conveniado.

Deixe um comentário