Pernambuco inicia vacinação de quilombolas e idosos acima de 70 anos

(Foto: Heudes Regis/SEI)

Depois de receber na manhã deste sábado (20), um novo lote com 172 mil doses da vacina Sinovac/Butantan que, por orientação do Ministério da Saúde, devem ser utilizadas apenas como primeira dose, o governo de Pernambuco resolveu utilizá-las para imunizar os idosos com idade entre 70 e 74 anos e garantir o avanço na proteção dos trabalhadores de saúde.

O Estado também recebeu 36 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que serão utilizadas como primeira dose na imunização de povos e comunidades quilombolas tradicionais.

“Pernambuco tem agilizado ao máximo a vacinação dos grupos prioritários, e com esse novo lote que recebemos neste sábado, vamos incluir a população quilombola no esquema de vacinação da primeira dose. Assim que as vacinas foram recebidas, acionamos nosso esquema de logística, para que até o final do dia, ou no máximo na manhã deste domingo, todas as gerências de saúde recebam suas cotas de imunizantes para serem repassadas aos municípios”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo,, a agilidade no envio das doses é de suma importância para evitar ainda mais casos da doença e, principalmente, internações e óbitos. “Já sentimos uma redução das infecções nos idosos a partir dos 85 anos e esperamos que esse reflexo seja notado nas próximas semanas em mais grupos de idosos”, disse Longo.

Com mais essa entrega, sobe para 1.260.960 o número de doses de vacinas contra a Covid-19 já disponibilizadas aos municípios pernambucanos. Desse total, 1.058.960 foram da Sinovac/Butantan e 202 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Até o momento, já inclusa a remessa deste sábado, estão sendo beneficiados idosos a partir dos 70 anos e pessoas com deficiência que vivem em instituições, além da população indígena aldeada, trabalhadores de saúde e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

Deixe um comentário