Pesquisa do Procon-PE aponta queda no preço do material escolar

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Muitas escolas já estão disponibilizando aos pais a lista de material escolar. Pensando nisso, o Procon-PE realizou uma pesquisa dos produtos mais procurados na lista de material escolar e mostrou que eles estão mais baratos. Dos 31 produtos pesquisados, 19 registraram queda no preço.

A pesquisa comparou os valores de dezembro deste ano, com os de dezembro de 2018. A queda mais representativa foi em relação a caixa de caneta hidrográfica (hidrocor), de 12 cores. No ano passado o produto custava, em média, R$ 6,85 e este ano passou para R$ 3,60%, o que indica uma queda no preço de 47,45%.

Além de comparar os preços do material escolar deste mês com o mesmo período de 2018, o órgão de defesa do consumidor também verificou os preços dos produtos em diferentes estabelecimentos. Na pesquisa, um dos produtos que teve a maior variação foi o papel crepom, com uma diferença de 287,76%.

Outro item que teve uma variação acima de 200% foram as mochilas escolares com desenho. “Produtos com desenhos e personagens, como cadernos, mochilas, estojos, têm uma diferença muito grande no valor”, destaca a gerente de fiscalização do Procon-PE, Danyelle Sena.

O consumidor deve estar sempre atento, a pesquisa de preços continua sendo a melhor estratégia para não ultrapassar o orçamento. “A dica para o consumidor é sempre analisar os preços. Produtos que têm personagens chegaram a dobrar de valor”, ressalta Danyelle Sena.

Com Informações da Folha de Pernambuco

Deixe uma resposta