Petrolina: Câmara aprova criação de Comissão Permanente de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade

Projeto de Resolução passou na terça-feira (Foto: Jean Brito)

A Casa Plínio Amorim terá mais uma Comissão Permanente a partir desta legislatura. Na sessão de terça-feira (11), os vereadores aprovaram a Projeto de Resolução nº 004/2021, criando a Comissão Permanente de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade.

A matéria é de autoria do vereador Capitão Alencar (Patriota). Antes da votação, houve uma orientação do líder da Bancada Governista, Ronaldo Silva (DEM) para reprovar a matéria com o seguinte argumento. “Vou pedir à Bancada que esse projeto de resolução do Capitão Alencar, pedi que ele retirasse essa matéria, porque se cada categoria que tiver em Petrolina a gente tiver uma comissão, as comissões permanentes vão se esvaziar. A gente tem a de Comissão e Justiça, para ver se tem constitucionalidade ou não e abrange tudo isso“, argumentou.

Base dividida

Diante da orientação do líder, alguns edis como Osinaldo Souza, Manoel da Acosap e Marquinhos Amorim pediram a retirada do projeto; Gaturiano Cigano solicitou vista. Contudo, o presidente Aero Cruz foi enfático. “O projeto tramitou e cabe à essa Mesa Diretora colocar em pauta. Na situação que está acontecendo, eu posso pedir, mas que o autor fique à vontade [para retirar ou não]”, disse Aero.

Projeto mantido e aprovado

Um dos responsáveis pela aprovação da matéria nas Comissões, Wenderson Batista (DEM) informou que não há qualquer impasse na criação de comissões. “Nós temos, enquanto vereador, ao invés de estar jogando palavras ao vento, estarmos discutindo temas importantes“, pontuou.

Rodrigo Araújo (Republicanos) foi além e informou que se o projeto fosse retirado, poderia haver um acordo nos bastidores para que a matéria não voltasse mais. Alencar falou após todos e não gostou do posicionamento do líder da bancada e rebateu, mandando Ronaldo estudar mais. “O projeto é constitucional, é legal e é benéfico a Petrolina. Quero dizer, vereador Ronaldo Silva, o senhor que levantou a bandeira que os assuntos da segurança pública está dentro da Comissão de Justiça. A justiça de que se fala na Comissão de Redação e Justiça é sobre a legalidade dos projetos de lei. O senhor preste atenção, como líder do governo o senhor deveria estudar mais”, afirmou.

Diante da negativa do Capitão em retirar o projeto, Ronaldo Silva pediu a reprovação. A maior parte dos integrantes da bancada não seguiram a orientação do líder e aprovaram a mudança por 13 votos a favor (inclusive com votos da Oposição) e cinco contrários. A Câmara não informou em ata quem votou contra.

Deixe um comentário