Petrolina: Hospital Dom Malan realiza palestras por ocasião do Outubro Rosa

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Com o tema “Um olhar para quem cuida”, a primeira palestra foi realizada na manhã desta terça-feira (27) e outros três eventos desse porte estão previstos para ocorrer até esta quarta-feira (28). “Com esse calendário nós conseguimos alcançar todos os plantões, envolvendo assim o maior número possível de mulheres”, justifica Fernanda Mirelle, que está à frente da organização, juntamente com Giselle Félix, enfermeira sanitarista, mestre em saúde coletiva e membro integrante da Vigilância Epidemiológica do Dom Malan.

O objetivo é sensibilizar as profissionais e colaboradoras do Hospital Dom Malan. “Pensamos em algo que pudesse envolver a nossa equipe, pois quem cuida também precisa ser cuidado. Do mesmo jeito que o paciente é o amor de alguém, o funcionário também é. Então, nesse Outubro Rosa a nossa mensagem é de autocuidado, de valorização da vida e amor próprio”, ressalta a enfermeira gerente da Bioimagem.

De forma lúdica e com dinâmicas de grupo, a facilitadora provocou o público presente e fez todo mundo refletir. “A gente precisa falar sobre o assunto e as mulheres precisam quebrar o tabu e aprender a se tocar. O autoexame deve ser feito mensalmente, e ao primeiro sinal de alerta deve-se procurar um serviço de saúde”, orientou Giselle.

E completou: “A mulher precisa ter intimidade com o seu corpo. Deve senti-lo, acolhê-lo e respeitá-lo. Se cuidar é também se amar“, justificando que o segredo é não sexualizar os assuntos relacionados à saúde feminina. “Devemos encarar como uma questão de saúde”, pontuou.

Deixe uma resposta