Petrolina participa de curso de investigação de óbito infantil e materno ministrado na capital

(Foto: ASCOM)

Para ampliar os conhecimentos e, consequentemente o trabalho de prevenção, com relação aos casos de óbito infantil, fetal e materno, a Secretaria de Saúde de Petrolina está participando de um curso, em Recife, promovido pela Secretaria do Estado de Pernambuco. O evento, que começou no último dia 26 e encerra nesta sexta-feira (28), recebe representantes de diversos municípios.

Estão sendo abordados pontos como: fichas de notificação de óbitos ambulatorial, hospitalar e domiciliar; manual de ações de investigações de óbitos de mulher em idade fértil e óbitos maternos; passo a passo da vigilância do óbito materno; conceitos básicos da vigilância epidemiológica.

Representando a Secretaria de Saúde do município, a enfermeira Elisangela Cerqueira, coordenadora do sistema de informação de mortalidade na vigilância epidemiológica, reforça a importância dessas capacitações.

“É um momento de troca de experiência entre os municípios, além de possibilitar maior aprendizagem para o aperfeiçoamento desse setor em Petrolina. Enquanto vigilância em saúde, nosso objetivo é trabalhar na prevenção de doenças e reduzir o número de óbitos por causas evitáveis”, frisou.

Deixe uma resposta