PF investiga fraudes em licitação para aquisição de insumos de combate à covid na antiga gestão de Juazeiro

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Carga Viral. A ação investiga supostas fraudes em licitações para aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da covid-19. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juazeiro (BA), um em Petrolina e outro em Lauro de Freitas (BA).

Investigação mira antiga gestão

Durante a investigação a PF observou indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão de Juazeiro – Paulo Bomfim (PT) – que atuavam na Secretaria de Saúde (SESAU) estavam em conluio com empresários e fraudaram contratos, elevando de forma arbitrária os preços de máscaras de proteção e kits de testes rápidos da covid-19.

Prejuízo milionário

A PF acredita que os prejuízos chegam a R$ 1 milhão. A operação é uma ação conjunta da PF com a Controladoria Geral da União. Cerca de 30 policiais federais e nove auditores da CGU atuam na operação de hoje.

Atual gestão se manifesta

Procurada pelo Blog, a atual gestão da Prefeitura de Juazeiro afirmou que acompanha a investigação da PF e reforçou que a operação não mira a atual equipe. “Os documentos apreendidos na sede da Sesau se referem à compra de insumos e medicamentos para ao enfrentamento à Covid-19 no ano de 2020. O material envolve notas de compra e distribuição desses insumos“, diz a nota.

Confira a seguir a nota da SESAU:

Prefeitura de Juazeiro acompanha investigação da PF sobre a compra de insumos de saúde na gestão anterior

A Prefeitura de Juazeiro esclarece que a operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta terça-feira (13) não diz respeito à atual administração da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Os documentos apreendidos na sede da Sesau se referem à compra de insumos e medicamentos para ao enfrentamento à Covid-19 no ano de 2020. O material envolve notas de compra e distribuição desses insumos.

Durante toda a operação, que passou pela Rede de Assistência Farmacêutica, a Procuradoria do município acompanhou a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, primando pela transparência e compromisso na aplicação do recurso público.

A Prefeitura de Juazeiro é a principal interessada na rápida e justa elucidação dos fatos e está à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento”.

Deixe um comentário